Combo – A mecânica de hits e chain do jogo

Combo é o assunto que hoje, nós da Final Fantasy Brave Exvius Brasil, iremos demonstrar em conceitos. A mecânica do jogo que permite várias hits se unirem. Então quando dois hits ou mais se juntam em sequência, temos o famoso chain.

 

Uma imagem mostrando o exemplo de hits criando combo de chain

Hits

Há dois tipos de hits múltiplos: Número de ações e animação.

Geralmente, a maioria das habilidades são de ação única. Porém há várias habilidades que lidam com múltiplas ações, indicadas por sua unidade lançando-as várias vezes. Este tipo de habilidades são descritas pelo número de ações. Por exemplo, Barrage: “Quatro danos físicos (3,2 x) para os inimigos aleatórios.” Na arena, cada ação é limitada a 999 de dano, antes de qualquer chain. Efeitos de status também podem ser acionados de cada ação. Dual Wield duplica a quantidade de ação de qualquer habilidade física.

A animação pode ser única ou tirada da animação de ataque do lançador, dependendo da habilidade. Isso determinará a quantidade de múltiplos hits que irá ser realizado. Por exemplo, Divine Ruination: “Dano físico (2x) com ignorar DEF (50%) para um inimigo. Reduzir a resistência à luz (50%) por 3 voltas a um inimigo”. Nele há apenas uma ação, porém ela efetua 7 hits. São os hits (visuais, providos de animação) que contam para a chain.

Duas ou mais units diferentes com grande quantidade de hits, multiplicado por Dual Wield, é importante para ser capaz de criar uma alta chain.

 

Chain

Ao acertar um inimigo em sucessão rápida com unidades diferentes, uma chain é iniciada, isto é, inicia-se um combo. Quanto mais ataques você acertar, maior o comprimento da chain. Uma chain começa com o segundo hit sucessivo. Se a mesma unidade bate duas vezes em uma chain, a chain termina. É por isso, por exemplo, que se você lançar dois Divine Ruination (do Orlandu), em um tempo errado, terá como resposta duas chains de 11 hits. E ao lançar no tempo certo, terá apenas uma chain, porém de 27 hits.

Dependendo do comprimento da cadeia, o modificador muda. A fórmula do modificador é:

Modificador da chain = 1 + (Tamanho da chain * Modificador do tipo de chain) | Sendo que o máximo é: 4x

Existem 3 tipos de chains: Normal, Element e Spark. Normal é um chain simples. Element é um chain que foi feito com o mesmo elemento de dano. Enquanto Spark é um hit do chain que foi feito exatamente no mesmo momento.

Todos os tipos podem alternadamente ocorrer sem quebrar a chain. O dano adicionado é cumulativo e não será reiniciado até que a corrente esteja quebrada. Lembrando que o modificador máximo da chain é 4x dano o final.

Lembrando, a cada novo hit na chain, o dano que é causado é: o dano que seriado o normal do hit * modificador da chain no momento daquele hit.

 

Tipo Descrição   Modificador      Número de acessos para alcançar o limite
Normal Hit em sucessão + 0,1x 30
Element Bater com o mesmo elemento em sucessão + 0,3x 10
Spark Acertar simultaneamente + 0,5x 6

 

 

 


Um exemplo prático que a chain aplica no dano do combo

O vídeo abaixo é composto por duas batalhas, com exatamente os mesmos 6 integrantes. Até o friend era exatamente o mesmo friend, equipados do mesmo jeito, e contra o mesmo inimigo. Na primeira batalha a luta é feita do modo mais simples. Não há chain e cada unit faz sua ação separadamente. Na segunda parte do vídeo, há a execução de chain dos Orlandus, e a finalização do chain da Olive.

 

 

 

Agora vamos saber como se consegue essa chain de 28 hits?

O segredo básico para criar combo está em saber o time do finalizador. Aqui no caso foi a Olive. E conseguir apertar o mais rápido possível a execução dos dois Orlandu. Sim, se acabar atrasando-se, o Orlandu mais atrasado vai bater duas vezes. Isso ocorre no período que o primeiro Orlandu acabar a primeira parte do Dual Weild.

Um perfect chain seria: 1 2 1 2 1 2 1 2 1 2 1 2 1 2 1 2 1 2 1 2 1 2 1 2 1 2 1 2.

27x chain (afinal a contagem da chain começa a partir do segundo hit correto.)

Mas se for muito lento em executar os dois Orlandu ao mesmo tempo: 1 1 2 1 2 1 2 1 2 1 2 1 2 2 __ 1 1 2 1 2 1 2 1 2 1 2 1 2 2.

2X11 chain

 

 

 

 

Quer entender mais um pouco ainda sobre chain e o momento certo deles?

Acesse https://www.reddit.com/r/FFBraveExvius/comments/6b9yc9/why_fryevia_chains_break_more_easily_than_others/

 

 

 

 

Comentários do Facebook